vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
Exposição coletiva "My Way", com obras de 23 artistas abre a programação 2019 da Casa França-Brasil, no próximo dia 18/01.
(11/01/2019)


Para Hannah Arendt, a permanência de uma obra de arte dá à Humanidade uma sensação de imortalidade pelo que é criado por meros mortais, uma constância que se sobrepõe ao tempo. Reunidos em torno da ideia de apresentar o seu mundo particular tanto das ideias quanto das imagens, os artistas da mostra My Way abrem o ano expositivo da Casa França-Brasil com liberdade de apresentarem novos trabalhos ou revisitarem questões que entendam ainda em voga de processos anteriores e que precisem ser novamente evocados pelo olhar do outro, pelo público que, como dizia Duchamp, “mais tarde se transforma na posteridade (...), estabelece o contato entre a obra de arte e o mundo exterior”.

 

clique para voltar // click to go back

Fábio Carvalho | Fado Indesejado

 
A exposição pretende ressaltar a diversidade de pensamentos, e de como é possível conviverem pacífica e harmoniosamente linguagens as mais variadas, que se apresentam não como um impedimento ao diálogo, ao contrário, como motor que faz girar a engrenagem do saber, da curiosidade, do despertamento e do deslumbramento. Cada um faz a sua jornada íntima. Como diz a música: “eu vivi uma vida plena, viajei por todos os caminhos, mas mais do que isso, eu fiz do meu jeito”.

Osvaldo Carvalho (curador)
 

clique para voltar // click to go back

 

Fábio Carvalho apresentará a obra Fado Indesejado, trabalho decorrente da residência artística Maus Hábitos, na cidade do Porto, Portugal, na qual o artista buscou estudar os bordados tradicionais do norte daquele país, para a partir daí incorporar aspectos desta prática à sua produção artística. Aqui o trabalho partiu de uma peça industrial, provavelmente fabricado na China, Índia ou Paquistão, que reproduz de maneira quase caricata um traje típico, quase folclórico, feminino português, que é vendido em lojas de souvenir de massa. Por cima do bordado industrial que imita um tipo de bordado artesanal tradicional português, o artista bordou à mão o desenho de um fuzil israelense AR-15, largamente usado pelos traficantes de drogas no Rio de Janeiro. 

O trabalho de Fábio Carvalho busca propor uma reflexão sobre estereótipos e expectativas de gênero, através da sobreposição e conflito entre os clichés de masculinidade ideal, com elementos tradicionalmente atribuídos ao feminino. Com sua produção, o artista procura questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, e nos lembrar que tudo aquilo que nos parece eterno e definitivo, são na verdade apenas acordos no tempo e espaço.


SERVIÇO:
exposição "My Way"
Casa França Brasil - Rio de Janeiro
ABERTURA 18/01/2019 - 18h
até: 11/02/2019 terça a sábado - 10 às 21h; domingo - 10 às 19h
rua Visconde de Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro

Artistas: Angela Od, Bet Katona, Cesar Coelho, Eduardo Mariz, Fábio Carvalho, Gabriel Grecco, Helena Trindade, Hugo Houayek, Jozias Benedicto, Leonardo Videla, Lia do Rio, Marcia Clayton, Osvaldo Carvalho, Osvaldo Gaia, Otavio Avancini, Patrizia D'Angello, Paulo Jorge Gonçalves, Rafael Vicente, Raimundo Rodriguez, Rodrigo Pedrosa, Stella Margarita, Suely Farhi, Viviane Teixeira.

Coordenação: Rodrigo Pedrosa
Curadoria: Osvaldo Carvalho

 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail