Fábio Carvalho apresentará a obra Fado Indesejado, trabalho decorrente da residência artística Maus Hábitos, na cidade do Porto, Portugal, na qual o artista buscou estudar os bordados tradicionais do norte daquele país, para a partir daí incorporar aspectos desta prática à sua produção artística. Aqui o trabalho partiu de uma peça industrial, provavelmente fabricado na China, Índia ou Paquistão, que reproduz de maneira quase caricata um traje típico, quase folclórico, feminino português, que é vendido em lojas de souvenir de massa. Por cima do bordado industrial que imita um tipo de bordado artesanal tradicional português, o artista bordou à mão o desenho de um fuzil israelense AR-15, largamente usado pelos traficantes de drogas no Rio de Janeiro.
O trabalho de Fábio Carvalho busca propor uma reflexão sobre estereótipos e expectativas de gênero, através da sobreposição e conflito entre os clichés de masculinidade ideal, com elementos tradicionalmente atribuídos ao feminino. Com sua produção, o artista procura questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, e nos lembrar que tudo aquilo que nos parece eterno e definitivo, são na verdade apenas acordos no tempo e espaço.
SERVIÇO:
exposição "My Way"
Casa França Brasil - Rio de Janeiro
ABERTURA 18/01/2019 - 18h
até: 11/02/2019 terça a sábado - 10 às 21h; domingo - 10 às 19h
rua Visconde de Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro
Artistas: Angela Od, Bet Katona, Cesar Coelho, Eduardo Mariz, Fábio Carvalho, Gabriel Grecco, Helena Trindade, Hugo Houayek, Jozias Benedicto, Leonardo Videla, Lia do Rio, Marcia Clayton, Osvaldo Carvalho, Osvaldo Gaia, Otavio Avancini, Patrizia D'Angello, Paulo Jorge Gonçalves, Rafael Vicente, Raimundo Rodriguez, Rodrigo Pedrosa, Stella Margarita, Suely Farhi, Viviane Teixeira.
Coordenação: Rodrigo Pedrosa
Curadoria: Osvaldo Carvalho
|