A série "Delicado Desejo" é ainda uma crítica aos estereótipos de masculinidade, uma vez que as armas de fogo são também uma demonstração ostensiva da virilidade de um sujeito. Só que aqui as armas são feitas de rendas delicadas, florais, que originalmente são produzidas para serem usadas como apliques e ornamentação de roupas femininas.
Além de desenvolver os desdobramentos da série "Delicado Desejo", Fábio Carvalho pretende registrar como os portugueses reagem a estas imagens, e buscar paralelos e oposições entre estas reações com as do público brasileiro.
Para registrar o processo da residência e ocupação artística, e permitir a quem está fora de Lisboa acompanhar o desenvolvimento do projeto, e participar através de mensagens e bate-papos online, será criado
um álbum no facebook (link >>) e um blog (link >>), onde fotos e anotações do dia a dia serão publicadas regularmente.
A ocupação irá também se espalhar pelas imediações.
O artista está preparando um novo projeto de intervenção urbana, chamado "Cowboys and Angels", que será distribuido por postos estratégicos na área da antiga freguesia dos Anjos, onde fica o estúdio que será ocupado pelo artista. Anjos é uma antiga freguesia portuguesa em Lisboa, instituída em 1564. A região de Anjos em Lisboa possui vários espaços culturais, muitos de caráter independente, com exposições, concertos, dança, poesia, etc., de forma que as visitas ao estúdio do artista poderão ser "esticadas" depois até um destes espaços culturais.
Cabe lembrar que em junho de 2014 Fábio Carvalho fez uma intervenção urbana na cidade, durante as tradicionais Festas dos Santos Populares de Lisboa, que correspondem às festas juninas brasileiras, acrescentando bandeirinhas de papel de seda com seus "Monarcas" - soldados em uniforme camuflado, com asas de borboleta saindo de suas costas - às decorações já existentes pelas ruas. |