Para a exposição "Cerâmica!" Fábio Carvalho desenvolveu uma nova série de trabalhos inéditos, chamada "Hora do Rancho", que é uma série focada na representação de objetos e artefatos normalmente associados com a masculinidade bruta, a virilidade pura, geralmente imagens associadas ao mundo militar, em um meio (pratos de porcelana com decoração floral) que muitos veem como pertencente ao universo do delicado e feminino.
Como vem fazendo desde 2009 com sua série "Macho Toys", Fábio Carvalho nos convida a uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas sobre gênero. Seus trabalhos operam na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, a louça de porcelana, o scrapbook vitoriano, o bordado, as pérolas e os cristais, com os estereótipos de masculinidade, como o soldado, o policial, o executivo, o halterofilista, o cowboy, etc.
Nos trabalhos de Fábio Carvalho ficamos frente a frente com imagens ou objetos plenos de beleza, sedução e delicadeza, talvez fazendo-nos até por vezes esquecer que estes estão entremeados ou partem de elementos que representam, em particular tendo em mente a história recente brasileira, violência e repressão. Estamos portanto diante de um dilema provocado por um discurso contraditório, e cabe a cada um tomar a sua posição frente a este dilema.
|