A intervenção urbana OCUPAÇÃO MONARCA - Lisboa II é uma continuação de OCUPAÇÃO MONARCA - Lisboa, realizada em 2015, só que agora os azulejos de papel foram todos pintados à mão pelo artista (tinta acrílica), de forma que a referência aos azulejos de figura avulsa portugueses seja ainda mais direta [conheça >>1 >>2]. Como na intervenção urbana anterior, os azulejos de papel foram aplicados na forma de lambe lambe, com cola de amido, sobre paredes azulejadas, como complemento às faltas de azulejos nestas fachadas.
Nesta intervenção temos novamente como base a icônica imagem de um soldado em uniforme camuflado e armado com um fuzil, com asas de borboleta saindo de suas costas, que pode ser encontrada em vários outros trabalhos do artista, acompanhada de outros desenhos representativos do universo militar: botinas e capacetes, tanques de guerra, granadas, bombas, pistolas, entre outras.
Desta vez, ao invés da ornamentação floral se dar sobre as imagens militares, os azulejos de papel com estas imagens são intercalados por azulejos de papel com imagens de flores copiadas dos azulejos originais produzidos pela fábrica lisboeta Viúva Lamego entre o século XIX e XX. |