(Re)Junto é uma proposta de ação que parte dos azulejos de papel criados originalmente em Lisboa, durante a Residência Artística HS13rc, usados na Intervenção Urbana sobre fachadas azulejadas APOSTO, realizada em mais de 60 pontos daquela cidade (2015).
Em APOSTO, o artista criou diversos novos padrões de azulejo, a partir de fotos de peças da série "Delicado Desejo", composta por armas de fogo de renda. Os novos padrões de azulejo foram impressos em papel, e depois aplicados sobre diversas fachadas de prédios lisboetas onde os azulejos originais já estavam em falta, por deterioração ou roubo.
Entretanto, em (Re)Junto não é o artista que cola os azulejos de papel na parede, nem decide a composição final do trabalho, mas sim quem o adquire, que fica responsável pela criação da composição final do trabalho, numa referência direta a Athos Bulcão, artista brasileiro que deu aos painéis de azulejos um novo significado, através não mais de pinturas grandiosas como era a tradição de tantos séculos, mas sim a partir da multiplicação e rotação de elementos geométricos simples.
Em muitos dos seus painéis, Athos Bulcão deixou por conta dos operários a decisão de como os azulejos deveriam ser aplicados, abrindo mão da autoria da composição final dos painéis.
A montagem da composição final de (Re)junto dependerá apenas do número e modelos de peças adquiridas. Existem 6 modelos de azulejos de papel (abaixo), que podem ou não ser misturados à vontade (como na foto acima):
|