Ficou conhecido principalmente pelo projeto da ponte Hell Gate sobre o rio East, em Nova York. Seu maior sonho era construir uma ponte sobre o rio Hudson, ligando Manhattan à Nova Jersey.
Ele já era um construtor de pontes famoso ao chegar em Nova York em 1885. Gustav ganhou reputação em Pittsburgh, onde projetou e supervisionou a construção de pontes, incluindo a ponde Smithfield Street.
Em 1887, ele propôs uma ponte férrea ligando Hoboken em Nova Jersey à rua 23 em Manhattan. Em 1895, as obras tiveram início. Logo em seguida, a Pennsylvania Railroad, principal financiador do projeto, desistiu da empreitada, pois já nesta época as novas tecnologias de construção de túneis e as novas locomotivas limpas tornaram um túneo férreo uma opção atraente, e as obras foram interrompidas.
Em 1902, Gustav tornou-se Comissário de Pontes de Nova York, e passou a direcionar sua atenção para vários projetos para o rio East, culminando com a abertura da ponte Hell Gate em 1916.
Gustav morreu em 1935, sem nunca ter conseguido construir sua ponte sobre o rio Hudson, mas suas pontes mudaram a forma de várias importantes cidades, e inspiraram as gerações seguintes de construtores de pontes. |