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exposição // exhibition: Prometheus Fecit - galeria novaOgiva - Óbidos , Portugal

Em Pele de Cordeiro
faiança moldada e vidrada à mão

In Sheep's Clothing

hand molded and glazed faience

2014
2,0 x 1,6 m

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[ english version ]

Em pele de cordeiro é um trabalho decorrente da residência artística Cerâmica Contemporânea na PP&A São Bernardo Ceramics, em Alcobaça, Portugal.

Em pele de cordeiro é formado por mais de 1000 borboletas e flores moldadas totalmente à mão pelo artista, e vidradas em 6 diferentes cores, que juntas formam o desenho de um soldado em tamanho natural com uniforme militar camuflado segurando um fuzil. O soldado em mosaico está "deitado" sobre uma plataforma baixa, quase ao nível do chão. As borboletas e flores não estão coladas na superfície, acentuando o caráter frágil das pequenas peças, e reforçando a ideia de que tudo aquilo pode se desfazer a qualquer instante.

Como sugere o título da obra, Em Pele de Cordeiro, as borboletas e flores seduzem o olhar com sua delicadeza, beleza e fragilidade, talvez fazendo-nos até esquecer que elas fazem parte de uma imagem que representa, em particular tendo em foco a história recente brasileira, violência e repressão. Estamos portanto diante de um dilema provocado por um discurso contraditório, dúbio, e cabe a cada um tomar a sua posição frente a este dilema.

* agradecimentos a todos envolvidos com a montagem do trabalho na exposição Prometheus Fecit - MNSR, Porto.


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exposição // exhibition: Prometheus Fecit - galeria novaOgiva - Óbidos , Portugal
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english version [ top ]

In sheep's clothing is a work resulting from the artist-in-residence project Contemporary Ceramics at PP&A São Bernardo Ceramics, in Alcobaça, Portugal.

The In sheep's clothing work consists of more than 1000 butterflies and flowers entirely molded by hand by the artist, glazed in 6 different colors, which assembled together form the shape of a natural sized soldier wearing a military camo uniform, holding a rifle in his hands. The mosaic soldier is "lying" on a low platform, almost at ground level. The butterflies and flowers are not glued on the surface, highlighting the fragile nature of the small pieces, and reinforcing the notion that everything can be gone and vanish in a heartbeat.

As suggested by the title of the work, In Sheep's Clothing, the butterflies and flowers entice the eye with its delicacy, beauty and fragility, perhaps making us forget that they are part of an image that is, in particular on Brazil's recent history, linked to the notion of violence and repression. We are therefore faced with a dilemma caused by a contradictory, duplicitous speech, and therefore it's up to each one of us to take a position towards this dilemma.

* thanks to everyone involved with the assembly of the work at the Prometheus Fecit exhibition.

 
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