[ english version ]
Frequently Secretly é uma instalação site-specifc criada para o Armazém Fidalgo, da galeria Artur Fidalgo, com vídeo e objetos diversos.A instalação parte do vídeo de mesmo nome, no qual vemos em close-up um ambiente que parece íntimo, talvez um quarto de dormir. Um sujeito vestido como cowboy entra, acende o abajur, deposita seu chapéu sobre o aparador, apanha um pequeno baú, que na verdade é uma caixa de música. Ele dá corda e abre a caixa, só que ao invés da tradicional bailarina, há um cowboy branco, que executa sua “dança” até a corda acabar. A música tocada pela caixa é “Cowboys Are Frequently Secretly (Fond of Each Other)“ [Cowboys Frequente e Secretamente (sentem afeição uns pelos outros)], de Ned Sublette.
Na vitrine do Armazém Fidalgo, além do vídeo sendo apresentado em “loop”, vemos um ambiente similar ao retratado no vídeo. A vitrine torna-se um “eco” daquele ambiente que vemos no vídeo, com aparência similar, e os mesmos objetos que constam na cena. O formato de vitrine, que com seu vidro nos separa daquele ambiente, mas nos permite observar o que se passa lá dentro, e nos permite conhecer um pouco da intimidade do personagem retratado, transforma o observador em voyeur. Por sua vez, a vitrine é também um “eco” da própria tela da tv. Ou quem sabe, o vídeo é que seja o “eco” de um momento já passado, naquele ambiente reconstituído onde se dera uma ação íntima, particular, ao qual nos foi dado acesso parcial, como nas reconstituições de cômodos que vemos em museus históricos, que tentam nos transportar para um outro local/momento.
Frequently Secretly faz parte de um grupo maior chamado Cowboys and Angels, composto por trabalhos que versam sobre o território dos vaqueiros/cowboys, do homem bruto, que seria uma das expressões máximas da “verdadeira” masculinidade e virilidade, um universo mítico que povoa o imaginário de muitos, principalmente por conta dos filmes de cinema e seriados de TV.
Ao apontar as possíveis fragilidades ocultas por trás da máscara do homem viril bruto, busca-se levantar uma discussão sobre estes estereótipos de gênero, e questionar a noção geral de que força e delicadeza, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade são qualidades impossíveis de existir lado a lado. |