[ english version ]
A série Macho Toys surgiu a partir de uma reflexão sobre os elementos que constituem as expectativas sobre gênero, sexualidade, etc; como por exemplo os brinquedos que as pessoas dão aos seus filhos bonecas, jogos de chá e jantar de miniatura, e outras atividades domésticas ou delicadas para meninas; bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos, que mesmo não intencionalmente são usados para direcionar e moldar a futura personalidade destas crianças.
Depois de explorar o território da infância, Fábio Carvalho seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos de virilidade estão já bem consolidados: o militar/policial, o atleta hipermasculinizado, o halterofilista, o operário braçal, o cowboy/vaqueiro, o super-herói viril.
A série “Macho Toys” opera justamente na superposição e no conflito entre elementos tradicionais do universo feminino, em particular os padrões decorativos florais, e a louça de porcelana, com os estereótipos de masculinidade, como o soldado, o executivo bem sucedido, o halterofilista, o cowboy, etc. |