vá para o meu perfil no facebook // go to my facebook profile vá para a minha conta no instagram // go to my instagram account Fábio Carvalho ]     [ Portfólio
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail
 
clique para voltar // click to go back

(Re)Junto
obra coletiva | impressão laser, cola de amido s/ parede

Grou(p)ting
laser printing on paper and starch glue on wall

189 x 189 cm | 2015

[ english version ]

Trabalho desenvolvido especialmente para a exposição REJUNTE, (Re)Junto é uma proposta de ação coletiva, onde o próprio público da exposição foi responsável pela composição do trabalho, ao longo do vernissage. Para este projeto foi editado um novo lote dos azulejos de papel criados originalmente em Lisboa, usados na Intervenção Urbana APOSTO, realizada naquela cidade, em mais de 45 pontos, de fevereiro a março de 2015.

Entretanto, desta vez não foi o artista que colou os azulejos de papel na parede, mas sim o próprio público da abertura da exposição, que ficou responsável pela criação coletiva da composição final do trabalho, numa referência direta a Athos Bulcão, artista brasileiro que deu aos painéis de azulejos um novo significado, através não mais de pinturas grandiosas como era a tradição de tantos séculos, mas sim a partir da multiplicação e rotação de elementos geométricos simples.

Em muitos dos seus painéis, Athos Bulcão deixou por conta dos operários a decisão de como os azulejos deveriam ser aplicados, abrindo mão da autoria da composição final dos painéis, como por exemplo em um dos painéis do Museu do Samba na da Praça da Apoteose, Sambódromo, Rio de Janeiro (1983).

clique para voltar // click to go back
english version [ top ]

This work was especially created for the exhibition Rejunte. Grou(p)ting is a group action proposal, where the very public attending the opening of the exhibition was responsible for assembling the work. For this project a new batch of paper tiles has been printed, exactly like the paper tiles originally created in Lisbon, and used in the Apposition Urban Intervention, carried on that city in more than 45 points, from February to March 2015.

However, this time it was not the artist who pasted the paper tiles on the wall, but the public at the exhibition itself, which was responsible for the collective creation of the final composition of the work, in a direct reference to Athos Bulcão, a Brazilian modern artist who gave the tile panels on new meaning, leaving behind the grandiose paintings as was the tradition for many centuries, and introducing the idea of multiplication and rotation of simple geometric elements.

In many of his panels, Athos let the workers decide how the tiles should be applied on the wall, giving up authorship of the final composition of the panels, such as one of the panels on the outside walls of the Samba's Museum, Rio de Janeiro (1983).


clique para voltar // click to go back
 
obras ] [ curriculum ] [ notícias ] [ entrevistas ] [ vídeos ] [ publicações ] [ textos ] [ bibliografia ] [ na midia ] [ loja ] [ coleções ] [ e-mail