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PARADA II |
[ english version ] PARADA II é uma instalação com mais de 700 bandeirinhas de papel de seda com impressão de soldados portando fuzil, com asas de borboleta saindo das costas, que ocupará a área de exposições temporárias do Salão Principal do Memorial Municipal Getúlio Vargas, com curadoria de Shannon Botelho. A impressão das bandeirinhas foi feita uma a uma, com o uso de carimbos de borracha produzidos à mão pelo próprio artista, a partir de um desenho original de sua autoria. Seu uso surge ainda como um contraponto à camuflagem dos uniformes militares. As borboletas monarca são tóxicas, e por isso evitadas pelos predadores. Há outras espécies de borboleta não venenosas que mimetizam o padrão exuberante da monarca, que assim são também evitadas pelos predadores. Camuflagem e mimetismo são estratégias opostas de sobrevivência e proteção, que objetivam confundir e enganar, ao se fingir ser algo que não se é. PARADA II é sobre ordem, a imposição de uma certa ordem, que padroniza, anula diferenças, ignora a diversidade, dita um ritmo, uma regra arbitrária de ocupação dos espaços, cartesiana, regular, mas que apesar de todo o esforço de padronização, de robotização dos corpos e mentes, a menor e mais singela interferência (a entrada de pessoas do público na exposição) já desestabiliza esta ordem rígida e monótona, insere movimento, poesia, beleza (através do movimento de ar gerado pelo deslocamento das pessoas no interior da instalação). Pela primeira vez, desde que que os "Monarcas" surgiram em 2014, há algumas bandeirinhas vazias, em branco, em meio aos soldados alados. Seu significado, entretanto, o artista faz questão de manter em segredo - "eu acho muito mais interessante e rico que cada pessoa tente elaborar por si mesma o que seriam estes vazios, estas ausências", afirmou Fábio Carvalho. |
[ top ] PARADE #2 is an installation with over 700 tissue paper flags displaying soldiers carrying a rifle, with butterfly wings on their backs. The installation will occupy the temporary exhibition area of the Main Hall of the Getúlio Vargas Municipal Memorial, curated by Shannon Botelho. The printing on the tissue paper flags was made one by one, using rubber stamps produced by the artist himself, from an original drawing of his own. PARADE #2 is about order, the imposition of a certain order, which standardizes, cancels differences, ignores diversity, dictates a rhythm, an arbitrary rule of occupation of spaces, cartesian, regular, but despite all the efforts of standardization, of robotization of bodies and minds, the smallest and simplest interference (the entry of people in the installation) already destabilizes this rigid and monotonous order, inserts movement, poetry, beauty (through the movement of air generated by the displacement of people inside the installation) Another, and more subtle detail, is that we at first immediately see this order / rigor, but if we look closely, from the inside, it is an appearance, a (precarious) façade; there are defects, tears, dents; real life, wich is dirty, organic, entropic, always imposes itself on the rigid and artificial, arbitrary order, which in order to be preserved requires work, effort, reinforcement, strength (violence). |
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