|  | (...) Fábio Carvalho articula um circuito multimídia - fotografia, 
      vídeo e informática - para questionar justamente o quanto 
      o desenvolvimento tecnológico e científico contemporâneo 
      tem colaborado para a alienação do sujeito, colocando seu 
      estatuto em crise ao ambicionar a criação de um corpo artificialmente 
      programável.
 Suas manobras caracterizam-se por uma atitude desmistificadora, que investe 
      na possibilidade de exibir os momentos de colapso desses programas e a 
      vertiginosidade de seus meios.
 
 Carvalho é um ávido seqüestrador que captura imagens 
      e textos de revistas, jornais, internet e anúncios publicitários, 
      como também apropria-se de imagens de seu próprio corpo 
      e de anônimos, para reexpô-las perversamente em complexas 
      reflexões sobre a reversibilidade espaço-temporal promovida 
      pelos dispositivos técnicos; sobre os cruzamentos da ciência 
      com a indústria e com o espetáculo; sobre a impossibilidade 
      de se dar uma identidade verídica ao sujeito e de se obter um índice 
      verdadeiro do real.
 
 Publicado no folder da exposição Entre 
        o Eu e o Mundo...
 Museu de Arte Contemporânea - Goiás - 1999
 [ conheça o trabalho ] [ topo ]
 
 
 [ top ]   Between 
        the Me and the World... Divino Sobral
 1999
 
  
 (...) Fábio Carvalho articulates a multimedia circuit - photograph, 
          video and computer science - to question exactly how much the contemporary 
          technological and scientific development has collaborated for the alienation 
          of the individual, placing its statute in crisis when pursuing ambitiously 
          the creation of an artificially programmable body.
 His maneuvers are characterized by a desmystifying attitude, that 
        invests in the possibility of showing the moments of collapse of these 
        programs and the vertiginousity of its ways.
 Carvalho is an avid kidnapper who captures pictures and texts from magazines, 
        newspapers, Internet and TV adds, as well he appropriate pictures of his 
        own body and of anonymous, for re-expose them perversely in complex reflections 
        on the reversibility space-temporal promoted by the technical devices; 
        on the crossing of science with the industry and the spectacle; on the 
        impossibility of providing a veracious identity to the individual and 
        of obtaining a true index of the Real.
 [ see the work ] [ top ]
 |  |