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(...) Fábio Carvalho articula um circuito multimídia - fotografia,
vídeo e informática - para questionar justamente o quanto
o desenvolvimento tecnológico e científico contemporâneo
tem colaborado para a alienação do sujeito, colocando seu
estatuto em crise ao ambicionar a criação de um corpo artificialmente
programável.
Suas manobras caracterizam-se por uma atitude desmistificadora, que investe
na possibilidade de exibir os momentos de colapso desses programas e a
vertiginosidade de seus meios.
Carvalho é um ávido seqüestrador que captura imagens
e textos de revistas, jornais, internet e anúncios publicitários,
como também apropria-se de imagens de seu próprio corpo
e de anônimos, para reexpô-las perversamente em complexas
reflexões sobre a reversibilidade espaço-temporal promovida
pelos dispositivos técnicos; sobre os cruzamentos da ciência
com a indústria e com o espetáculo; sobre a impossibilidade
de se dar uma identidade verídica ao sujeito e de se obter um índice
verdadeiro do real.
Publicado no folder da exposição Entre
o Eu e o Mundo...
Museu de Arte Contemporânea - Goiás - 1999
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Between
the Me and the World...
Divino Sobral
1999
(...) Fábio Carvalho articulates a multimedia circuit - photograph,
video and computer science - to question exactly how much the contemporary
technological and scientific development has collaborated for the alienation
of the individual, placing its statute in crisis when pursuing ambitiously
the creation of an artificially programmable body.
His maneuvers are characterized by a desmystifying attitude, that
invests in the possibility of showing the moments of collapse of these
programs and the vertiginousity of its ways.
Carvalho is an avid kidnapper who captures pictures and texts from magazines,
newspapers, Internet and TV adds, as well he appropriate pictures of his
own body and of anonymous, for re-expose them perversely in complex reflections
on the reversibility space-temporal promoted by the technical devices;
on the crossing of science with the industry and the spectacle; on the
impossibility of providing a veracious identity to the individual and
of obtaining a true index of the Real.
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