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Histórico da série Macho Toys Fábio Carvalho 2012 |
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A série Macho Toys surgiu como uma reflexão a respeito dos elementos que constituem os estereótipos de gênero e sexualidade, em particular nas culturas ocidentais machistas, como por exemplo os brinquedos que são presenteados às crianças [Macho Toys - objetos], e as brincadeiras encorajadas e permitidas para cada sexo: bolas, carros, armas, soldados e brincadeiras mais ativas e de força para meninos; bonecas, jogos de chá, jantar e panelas em miniatura, e outras atividades delicadas para meninas, que reproduzem o universo doméstico, entendidas culturalmente como femininas.
Esta divisão em dois mundos distintos, mesmo não intencionalmente, é usada para direcionar e demarcar a futura personalidade das crianças. A vivência da infância, através da socialização por meio das brincadeiras, permite que as crianças se construam como ‘pequenos homens’ e ‘pequenas mulheres’. A série Macho Toys começou com trabalhos baseados em montagens fotográficas (fotos de catálogos de brinquedos de guerra para meninos) e depois seguiu para os objetos, os brinquedos para meninos propriamente ditos, nos quais foram aplicadas flores de plástico e peças de porcelana.
Depois de explorar o universo dos brinquedos, ou seja, o universo da infância, a série Macho Toys seguiu para o mundo adulto, onde os estereótipos de virilidade estão já bem consolidados: o soldado, o halterofilista, o operário e o executivo bem-sucedido. Neste momento, surgiram os trabalhos que usam como base do processo propagandas antigas de teor masculino tradicionalista, e também fotos de soldados da I Guerra Mundial, sobre as quais foram aplicados decalques florais e douração com transfer ouro. Neste período há também trabalhos que fundem fotos de soldados ou policiais em situações de conflito militar atuais com antigas pinturas de naturezas mortas [Natureza Morta]. Começa também a produção de gravuras digitais, onde sobre fotos de soldados ou de armas de combate são realizadas grandes colagens (não na questão da dimensão, mas sim da quantidade, no acúmulo de elementos florais, em uma única gravura, que beira o absurdo). Em meados de 2011, após a redescoberta de um jogo de cama infantil antigo que ficou guardado, com uma padronagem de cowboys em ação em seus cavalos, começam os trabalhos sobre tecido [série Sweet Dreams are Made of This], nos quais, ao invés dos decalques, são usados apliques bordados industriais, bem como pérolas e cristais costurados no tecido pelo artista. Este (re)encontro também abriu uma nova frente na série Macho Toys, com trabalhos sobre um tema tão carregado de estereótipos da virilidade mais bruta: os vaqueiros/cowboys [veja também >> Frequently Secretly].
Após uma residência artística em Portugal em novembro de 2011, que levou ao contato com o rico universo do bordado tradicional português, surgem os primeiros trabalhos em tecido com bordados feitos à mão pelo próprio artista. Para o aprofundamento da pesquisa com bordados, em abril/2012 é feita uma segunda residência artística em Portugal, onde surgem os trabalhos baseados nos Lenços de Namorados.
Em minha produção atual, procuro questionar o senso comum de que força e fragilidade, virilidade e poesia, masculinidade e vulnerabilidade não podem coexistir, propondo uma discussão sobre estereótipos de identidade de gênero. |
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